Investir no mercado de renda variável é a saída que muitas pessoas vêm buscando e uma alternativa ao mercado de renda fixa, que nos últimos meses tem oferecido opções de investimento cada vez menos rentáveis. Nesse sentido, empresas como a Vale (conhecida até 2007, como Vale do Rio Doce) são opções disponíveis no mercado de ações e que podem ser incluídas em uma carteira de investimentos.

Alocar ações de diferentes setores em sua carteira de ativos é uma excelente forma de diversificar as suas aplicações. Essa é uma importante estratégia que permite ao investidor, experimentar diversos meios de rentabilizar capital e, principalmente, fracionar os seus riscos.

Neste artigo, mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a Vale, desde a sua fundação, mercado de atuação, números mais recentes e como investir na companhia. Acompanhe!

Quem é a companhia Vale?

A Vale é uma empresa muito antiga. A ideia da sua fundação advém de uma época em que a criação de empresas estatais era a alternativa que muitos governantes tinham para desenvolver determinadas áreas de um país.

A companhia foi fundada no ano de 1942 pelo então presidente Getúlio Vargas. Ela passou a existir por meio de um decreto que determinou a sua criação para a extração de minério de ferro, especialmente na região de Itabira, em Minas Gerais.

Até então a exploração desses minerais estava na mão de uma empresa chamada Iron Ore Company. Essa, por sua vez, foi fundada no ano de 1911 por um empresário norte-americano.

A princípio, a ideia dos fundadores da companhia americana era exportar 10 milhões de toneladas de minério de ferro para os Estados Unidos todos os anos. A partir do momento em que a Vale do Rio Doce foi fundada, o projeto foi por água abaixo. Depois de muitos conflitos, o mineral passou a ser explorado exclusivamente pela estatal brasileira.

Após a criação do Porto de Tubarão, em 1966, o crescimento da empresa foi realmente estrondoso. Em poucos anos, ela atingiu a liderança mundial na extração de minério de ferro. Além disso, colocou o Brasil no rumo do crescimento exponencial nesse setor.

Anos mais tarde, o que inclui os dias atuais, o minério de ferro passaria a ser um grande tesouro nacional, sendo hoje responsável por uma parte significativa do nosso PIB.

Seguindo a tendência da desestatização que vinha ocorrendo em diversos países, em 1997 a companhia foi privatizada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Após dez anos desde o início desse processo, ela passou a se chamar Vale S.A.

Atualmente, é uma empresa privada de capital aberto que opera em 13 estados brasileiros e nos cinco continentes do mundo. Apesar de ter recebido essa nomenclatura, muitas pessoas ainda reconhecem a companhia pelo antigo nome, Vale do Rio Doce.

Hoje a empresa possui uma das maiores malhas ferroviárias do mundo, totalizando 10 mil km e nove terminais portuários próprios.

Como funcionam as ações da companhia negociadas na Bolsa de Valores?

Na Bolsa de Valores brasileira as ações da Vale S.A. são negociadas sob o código VALE3 e também como VALE3F, sendo a letra “F” um indicativo de que se trata do mercado fracionário – uma modalidade que permite a negociação de papéis em quantidades inferiores (entre 1 e 99 ações) ao do lote padrão, que é de múltiplos de 100 ações.

Distribuição de dividendos

Assim como ocorre em outras companhias que têm as suas ações negociadas na Bolsa de Valores, a Vale S.A. também permite a distribuição de lucros ou pagamento de juros sobre o capital próprio.

No mercado acionário, esse procedimento tem o nome de pagamento ou distribuição de dividendos. Todo acionista da companhia que adquiriu e manteve os papéis até determinada data, tem direito a receber a próxima distribuição de lucros realizada pela empresa.

Para você ter uma ideia de como essa distribuição de dividendos funciona, mostraremos o exemplo do ano de 2021. A Vale S.A. aprovou a distribuição em um percentual que corresponde a R$ 4,26 (somando dividendos e juros sobre capital próprio) por cada ação que um investidor possui.

Ou seja, se você tinha 100 papéis dessa empresa, teria recebido um total de R$ 426. No entanto, só teve direito a esse rendimento os investidores que compraram e/ou mantiveram as ações da empresa até o dia 04 de março de 2021.

Provavelmente, você não deve ter tais ações na sua carteira, afinal, está estudando a possibilidade de adquiri-las com as dicas deste artigo, no entanto, esse serve como um exemplo para facilitar o entendimento de como essa operação funciona.

Quais são os números mais recentes da companhia?

Agora que você entendeu os principais pontos sobre a história e a estrutura da Vale S.A., mostraremos um pouco mais sobre os números que foram registrados nos últimos anos.

A Vale é uma empresa que sofreu diversos percalços em seu caminho. Depois do polêmico e demorado processo de privatização, a empresa conseguiu se consagrar como uma companhia sólida e rentável.

Entretanto, os recentes desabamentos de barragens, incluindo o que ocorreu em uma de suas subsidiárias, balançaram de forma significativa o desempenho da companhia no mercado acionário. Até os dias atuais, ela ainda é obrigada a cobrir custos com os prejuízos e indenizações para pessoas que foram atingidas nessas tristes tragédias.

Como se não bastassem esses acontecimentos, o preço do minério de ferro também teve uma forte desvalorização no ano de 2018. Esse fenômeno foi motivado pela queda do preço do mineral no mercado chinês.

Entretanto, nem mesmo isso foi capaz de derrubar essa gigante empresa do segmento de minério de ferro. No ano de 2020, diante de um cenário econômico preocupante e uma pandemia avassaladora, a empresa conseguiu registrar um lucro de 4,8 bilhões de dólares.

Esse montante representa um crescimento de aproximadamente 13%, se comparado com o ano de 2019. Isso mostra que a companhia está muito sólida no mercado. Além disso, mesmo com tantos impactos, continua mantendo um crescimento relevante com o passar dos anos.

Não há como deixar de mencionar a importância do papel da gestão da empresa para esse crescimento exponencial. Entretanto, também devemos destacar que o mercado de minério de ferro é extremamente aquecido, visto que ele explora a extração de um mineral utilizado em todo o mundo.

Assim, enquanto outros setores foram bastante afetados pela crise de saúde pública provocada pela Covid-19, o setor de mineração mostrou ser um dos mais resilientes.

Para quem é esse tipo de investimento?

Analisando o mercado de minério de ferro, o crescimento da Vale S.A. e o montante de distribuição de dividendos auferidos no ano de 2021, é possível concluir que investir nessa companhia pode fazer bastante diferença para sua carteira de investimentos.

Basicamente, qualquer pessoa pode aplicar parte do seu capital em uma empresa sólida e lucrativa como se mostra ser a Vale. Entretanto, existem alguns critérios que você deve avaliar antes de fazer a aplicação.

Um deles é o perfil de investidor. O mercado de ações faz parte de uma grande classe de ativos chamada de renda variável. Eles recebem essa nomenclatura pois é impossível prever o quanto de lucro gerarão. Na realidade, sequer é possível determinar se vão proporcionar algum tipo de rentabilidade.

Muito diferente é o que ocorre com os ativos de renda fixa. Nesse caso, o investidor adquire um título sabendo quanto deverá obter de rentabilidade ao final de um período. Por isso, antes de fazer a compra de ações dessa ou de qualquer outra companhia, é muito importante que você analise o seu perfil de investidor.

É de suma importância levar esse detalhe em consideração, visto que cada investidor tem limites de aceitação ao risco sobre seus investimentos, diferentes uns dos outros. Algumas pessoas não têm apetite nenhum ao risco. Ou seja, elas preferem ter baixa rentabilidade do que correr o risco de perder qualquer percentual do seu capital.

Esses indivíduos são aqueles que têm o perfil de investidor considerado conservador. Para eles, costuma ser mais interessante optar por investir maior parte de seu capital em ativos de renda fixa, como CDB, LCI ou LCA. Por outro lado, existem aquelas pessoas que são o oposto do conservador.

Esse é o caso do perfil arrojado. Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, esse investidor não é um aventureiro ou alguém que está em busca de lucros rápidos e fáceis. Na realidade, é um investidor que costuma já ter um grande conhecimento do mercado. Com isso, ele consegue analisar com maior exatidão possíveis movimentos que determinados ativos podem fazer de acordo com acontecimentos que influenciam o mercado.

O investidor que tem esse perfil não vê problema em expor seus investimentos ao risco de perda em troca da possibilidade de obter maiores rentabilidades.

Os eventuais prejuízos já estão muito bem precificados em seu planejamento, e as perdas são entendidas por ele como parte de um processo de evolução.

No meio termo, entre o arrojado e o conservador, há também o perfil moderado. Basicamente, o investidor desse perfil não tem aversão ao risco como o conservador, entretanto não está tão disposto a entrar em operações arriscadas como o arrojado.

Esse perfil prioriza a rentabilidade das suas aplicações financeiras, mas, ainda assim, não quer arriscar-se tanto, e por isso, costuma equilibrar sua carteira com produtos que ofereçam maiores oportunidades de rentabilizar mais, mesmo que haja um maior risco envolvido.

Quais são os pontos a serem analisados antes de investir?

Agora que você já sabe identificar os perfis de investidor, é importante conhecer outros pontos que devem ser analisados antes de realizar a aplicação. Discorreremos sobre esses detalhes neste tópico. Continue lendo!

Tenha objetivos bem definidos

Antes de investir o seu capital em qualquer tipo de ativo é importante que você tenha objetivos financeiros muito bem definidos. Portanto, é necessário que você determine seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Para isso, você precisará identificar sua atual condição financeira, para assim, definir ações adequadas às suas condições, e ao mesmo tempo, aos objetivos determinados para cada prazo.

Determine uma estratégia de investimentos

Além disso, também é importante determinar uma estratégia de investimento eficiente. Simplesmente, abrir a plataforma e fazer a aquisição de ações em qualquer momento pode ser algo arriscado.

É importante que você saiba o momento correto de fazer a aquisição de uma ação. Assim, é possível aumentar suas chances de garantir os seus papéis a preços justos e, consequentemente, de obter ganhos com a valorização que tende a ocorrer no preço dos ativos.

Conte com ajuda profissional

Por fim, também é importante que você conte com a ajuda de um profissional na montagem da sua carteira e na estratégia de investimentos.

Esse tipo de assessoria auxilia na hora de determinar o momento certo de adquirir ações de alguma empresa. Um profissional também vai ajudar em suas estratégias de diversificação do capital.

Quais são os passos para investir na Vale do Rio Doce?

Para finalizar este artigo, mostraremos um passo a passo muito simples para que você possa comprar ações da Vale. Veja quais são eles.

  • Inicialmente, abra uma conta na corretora ou no banco digital de investimentos de sua escolha;
  • Feito isso, envie recursos para a instituição. Essa tarefa pode ser feita por meio do Pix ou TED;
  • Depois, basta escolher a plataforma de negociação e, nela, digitar o código da ação, que, nesse caso, é VALE3;
  • Por fim, digite a quantidade no seu home broker e envie a ordem de compra.

A partir do momento que a ordem de compra da ação é efetivada e o investimento concluído, você passa a ser acionista da empresa. Por isso, é importante acompanhar, constantemente, o desempenho da empresa, as notícias do mercado financeiro e as oscilações que acontecem nas ações das empresas que você adquiriu.

Podemos concluir que o investimento em ações da Vale, pode ser uma excelente alternativa para diversificar as suas aplicações. Agora que tem mais detalhes sobre essa companhia, você pode ter mais tranquilidade para fazer a aplicação.

Se gostou deste artigo e quer saber mais sobre investimentos, siga os nossos perfis nas redes sociais. Assim, sempre que um novo conteúdo for publicado, avisaremos em nossa timeline. Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.