Se você ainda não é, já pensou em ser um profissional home office?

Um trader pode trabalhar direto de casa, evitando alguns estresses do dia, como o trânsito, e ganhando mais horas produtivas. A profissão de trader é muito romantizada por algumas pessoas que a relacionam à riqueza sem trabalho árduo.

Essa suposição é uma meia verdade: na prática, é possível, sim, conquistar um patrimônio invejável, mas é fundamental ter disciplina e experiência, além de estar disposto ao risco.

É preciso ter clareza que só se tem resultados com muito trabalho. Com um curso, você pode melhorar os seus conhecimentos no assunto e conseguir performar bem na profissão. Mas é preciso conhecer mais sobre seu perfil e suas metas.

Neste artigo, você vai conferir pontos fundamentais para se tornar um trader de sucesso! Acompanhe e tenha uma boa leitura!

 

Aprimore algumas habilidades

Se você quer começar a ganhar dinheiro com a Bolsa de Valores, precisa saber que o primeiro passo para ter sucesso é aprimorar habilidades fundamentais para um profissional trader. A seguir, confira quais são elas!

 

Espírito empreendedor

Querer ganhar mais dinheiro, por si só, não é uma qualidade empreendedora. Ser ambicioso não significa somente querer ter uma renda maior, mas tem a ver com ter metas definidas e um plano de ação realístico. Um trader precisa ser seu próprio gerente.

 

Conhecimento

Como ser bem-sucedido em um negócio sem conhecer como ele funciona? É fundamental buscar novas formas de aprendizado, ler artigos sobre o mercado financeiro, acompanhar os dados econômicos do país e internacionais e investir em um curso para trader.

Existem capacitações direcionadas a vários perfis de traders, alinhadas com o nível de maturidade em relação às operações na Bolsa de Valores. A base teórica é essencial para não cometer erros simples, mas que podem sair muito caros para o investidor.

 

Disciplina

O profissional que deseja trabalhar com trading deve desmistificar a ideia surreal de que o trader ganha dinheiro enquanto pega um bronzeado na piscina. Isso não existe. Definir uma estratégia, ter horários e dias certos para realizar as operações, são itens essenciais para se consolidar nessa profissão.

Infelizmente, alguns colocam o trabalho home office como se fosse um paraíso. Afinal, você está no conforto do seu lar. No entanto, é impossível fazer boas transações e lucrar se não tiver uma rotina estabelecida. Separar casa e trabalho é obrigatório para aqueles que desejam se tornar traders bem-sucedidos.

 

Limite

É preciso saber dizer “não” para a sua sede de ambição. O maior perigo de operar na Bolsa de Valores é quando o trader não sabe o momento certo de encerrar uma operação. Então, o ideal é estipular um valor-limite diário de perda e um de ganho.

Quanto você está disposto a perder? Tenha consciência de que a perda é natural nas rotinas do mercado financeiro. Sempre que a sua perda diária máxima for atingida, não tente repará-la no mesmo dia, principalmente se não tiver uma estratégia bem definida para tal: desligue o computador e vá esfriar a cabeça. Às vezes, é preciso dar um passo para trás para poder seguir dois à frente.

Ter limite de ganhos também é uma prática saudável e que garante uma boa manutenção dos objetivos que foram traçados. Além disso, realizar operações financeiras diariamente é uma tarefa minuciosa que demanda total atenção do trader e, mesmo que ele não possa identificar, gera estresse – algo do qual falaremos melhor no próximo tópico.

É fundamental ter controle sobre si mesmo. Caso contrário, as rotinas da profissão de trader serão muito desgastantes, e você pode desistir sem antes começar direito.

 

Inteligência emocional

Um trader precisa ter a inteligência emocional extremamente apurada. Ele não pode deixar fatores externos interferirem nas suas percepções e decisões. Inclusive, deve ter um olhar analítico para encontrar padrões de como o comportamento humano interfere no resultado das carteiras.

A inteligência emocional é um diferencial competitivo na hora de analisar o desempenho do mercado, principalmente em momentos de queda. Uma mente bem treinada consegue identificar os melhores momentos para a venda e a compra de ações e outros ativos.

Inclusive, é capaz de correlacionar acontecimentos locais e exclusivos de cada segmento do mercado para conseguir, até mesmo, sair à frente de outros traders que tomam decisões nada estratégicas.

 

Análise gráfica

Saber ler e interpretar um gráfico é básico para conseguir tomar decisões certeiras na Bolsa de Valores. A clareza de conceitos naturais do mercado financeiro é fundamental para que se consiga ler um gráfico corretamente.

Analisar um gráfico não é só ver se os preços dos ativos estão subindo ou não, mas identificar o que está causando tais resultados.

 

Descubra o seu perfil trader

É a partir das metas que você estipulou que é possível identificar qual é o seu perfil de atuação no trading. Quanto você tem disponível para investir? Quanto você quer ganhar? Você quer atuar diariamente? Quão disposto você está a arriscar seu capital? Identifique, entre os perfis a seguir, qual é o seu!

 

Day Trader
O Day Trader é o profissional que, por vezes, obtém toda, ou a maior parte, da sua renda com o mercado financeiro. O seu perfil é diferente de um investidor que adquire ações com expectativas que elas valorizem ao longo dos anos.

O Day Trader é mais um especulador: compra e vende ações durante um mesmo pregão (é assim que chama o funcionamento diário da Bolsa de Valores).

 

Scalper Trader

O Scalper Trader também pode atuar operando diariamente na Bolsa de Valores, mas a principal diferença em relação ao Day Trader é a quantidade de operações feitas ao longo do dia e o montante para cada uma.

Ser Scalper é trabalhar com a compra e a venda de ativos em grandes volumes e em movimentos rápidos, que duram pouquíssimo tempo. Esses rápidos movimentos, estão baseados em oscilações de centavos, mas que, devido ao seu volume, podem trazer um bom retorno financeiro no dia.

 

Swing Trader

O Swing Trading pode ser considerado a estratégia mais segura de se operar na Bolsa de Valores. Ela funciona com transações de curto e médio prazos. A modalidade é indicada para quem está começando a atuar no segmento ou para quem quer conciliar a operação na Bolsa de Valores com um trabalho que já tenha. Nas operações Swing Trade, diferentemente das citadas anteriormente, as operações são abertas em um dia e não são encerradas no mesmo.

 

Position Trader

As operações realizadas pelo Position Trader são mais longas e, basicamente, suas decisões de compra são tomadas com base em análises gráficas. Como a realização – ou venda – pode levar meses para ocorrer, os custos desse tipo de operação são menores, diferentemente das operações realizadas pelo Day Trader ou Scalper Trader, que realizam diversas operações de entrada e saída de posições, o que, consequentemente, gera mais custos operacionais ao longo do dia.

 

Buy and Hold Trader

Muito confundido com o perfil anterior, o Buy and Hold Trader é aquele que adquire ações visando à valorização da empresa a longo ou longuíssimo prazo. Além disso, avalia também, entre outros fatores presentes na análise fundamentalista, a capacidade de distribuição de dividendos — quanto maior, mais retorno para o investidor.

 

Faça cursos para se especializar

No início deste artigo, ressaltamos que, para atuar na Bolsa de Valores como um profissional, é preciso investir em conhecimento. Portanto, fazer um curso voltado para a profissão de trader é fundamental para conseguir tomar decisões certeiras e reduzir as chances de perdas.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões de capacitação para que você possa tornar-se um investidor de sucesso!

 

Matemática financeira
Para começar a ganhar dinheiro no mercado financeiro, é primordial conhecer os fundamentos da matemática financeira. Ao aprender sobre tais conceitos, você estará mais preparado para tomar as melhores decisões quando o assunto for investimentos, pois estará apto por exemplo, a encontrar o valor do dinheiro ao longo do tempo, como ao calcular juros e sistemas de amortização.

 

Finanças comportamentais

Para desenvolver uma estratégia mais certeira, você precisa saber analisar os “não ditos” do mercado financeiro.  Ao entender sobre finanças comportamentais, é possível compreender como o mercado é influenciado pelo comportamento humano, por meio das suas decisões.

Por meio de alguns recursos da área da Psicologia, é possível entender a relação entre a razão e a emoção e o resultado dessa relação, no mercado financeiro.

 

Carteira de alto retorno

Se você quer operar no mercado financeiro, é primordial saber ler o comportamento das ações de uma empresa e acompanhar a divulgação dos seus resultados. Dessa forma, você vai conseguir montar uma carteira promissora.

O que acha de conhecer a estratégia desenvolvida pelo criador da carteira de ações mais rentável do Brasil? No curso “Os Segredos da Melhor Carteira do Brasil 3.0”, você aprenderá com Leandro Martins, como identificar as melhores oportunidades no mercado de capitais.

 

Desenvolva um plano de trading

Com o conhecimento teórico, você tem preparo técnico para construir uma estratégia inteligente para atuar na Bolsa de Valores. Para que você possa montar um plano de trading, inicialmente, você deve definir quais são as metas no curto e longo prazo.

Essas informações são essenciais e devem estar em total consonância com o capital que você tem disponível para as operações – que inclusive, não deve ser o mesmo utilizado para o pagamento de suas contas ou manutenção do lar, já que, independentemente do tipo de trading que você realize, há risco envolvido sobre a perda de capital.

Então, para desenvolver o seu plano de trading, comece respondendo algumas perguntas, tais como:

  • Quanto tempo tenho de disponibilidade para atuar na Bolsa?
  • Quero ser trader em tempo integral?
  • Quanto quero ganhar mensalmente?
  • Qual valor posso reinvestir?
  • Qual é o limite de perda para as minhas operações?

 

Tenha estrutura para trabalhar

Até aqui já deu para entender que, para transformar o trading em uma atividade profissional, você precisa de disciplina, certo? Então, para que isso se torne uma realidade, o trader deve contar com uma estrutura de trabalho que favoreça a organização e a concentração.

A seguir, confira algumas dicas!

 

Local tranquilo

No momento de realizar suas transações na Bolsa, o trader deve estar imerso na operação. Isso significa que ele não pode ser distraído por coisas externas. Afinal, em segundos, pode-se perder a oportunidade de ganhar dinheiro. Portanto, para ser um profissional trader, você precisa ter um espaço tranquilo.

Se você vai trabalhar direto da sua casa, a dica é montar um pequeno escritório. Inclusive, se seu quarto tiver espaço, você pode colocar uma escrivaninha e uma cadeira confortável. É importante que o trabalho não seja feito em cima da cama. Essa prática deve ser evitada, pois, favorece a desconcentração. Isso ocorre porque o corpo tende a ficar mais relaxado.

Agora, se não é possível encontrar em casa, um ambiente tranquilo o suficiente para desenvolver tal trabalho, uma opção interessante são os espaços coworking.

 

Computador compatível

Como tudo acontece muito rápido quando se está operando na Bolsa de Valores, você deve investir em um computador que não o deixe na mão. Ele precisa estar em boas condições, ser compatível com o sistema da para fazer as negociações e, preferencialmente, ter duas telas para acompanhar os indicadores.

Existem várias plataformas disponíveis no mercado, como a MetaTrader 5, Tryd PRO e a ProTrader Web, que inclusive, entre outras, estão disponíveis no modalmais.

 

Atente-se aos detalhes

Sempre pense nos detalhes. Suponhamos que você esteja em meio a uma negociação, e a energia da sua casa cai. Se você estiver operando por um notebook, por exemplo, o problema tende a ser menor, afinal, existe a bateria que permite o uso do aparelho. Mas, se você estivesse operando por um computador no modelo de desktop? Sem um nobreak, você poderia ficar sem o controle da operação, o que tornaria a operação ainda mais arriscada.

Outro detalhe importante é em relação à internet. Nesse exemplo mesmo, se o trader usa banda larga, ela cairia simultaneamente à energia. Lembre-se de sempre ter um pacote de dados disponível no celular e manter o equipamento sempre carregado. Dessa forma, você pode usá-lo como roteador.

Uma alternativa ainda mais eficaz, que pode ser aplicada inclusive em qualquer uma das situações acima, é a zeragem via mesa de operações.

No modalmais, você pode contar com essa opção sempre que precisar. A mesa de zeragem do modalmais é um canal exclusivo para clientes que precisam encerrar ou verificar posições ou apenas cancelar ordens, de maneira rápida e prática, via telefone ou chat.

 

Utilize simuladores de operações

Visando a segurança do seu capital, começar a operar na Bolsa de Valores pode ser um processo comparado ao de habilitar-se para dirigir: primeiramente, aprendemos a parte teórica e depois vamos para a prática.

Por isso, operar no mercado ao vivo, mas com o uso de simuladores, deve ser considerado indispensável na jornada de todo trader. Eles permitem que você possa conhecer melhor sobre o comportamento do mercado de renda variável, fazendo análises que, futuramente, poderão ser aplicadas nas operações em ambiente real.

Associar os testes em simuladores à especialização para se tornar um trader profissional, terá, com certeza, um importante papel sobre os resultados de suas operações. No mercado financeiro, a premissa de que a prática leva à perfeição não deve ser ignorada.

A seguir, confira algumas opções de simuladores:

  • Simulador ProTrader — com diversos recursos para aprimoramento de análise gráfica, leitura de fluxo de ordens, entre outros, esse simulador oferece tecnologia compatível com sistemas Windows e Mac;
  • MetaTrader Demo — com essa versão de simulação da plataforma MetaTrader 5, é possível simular ordens pelo gráfico, livro de ofertas, janela de cotações ou diretamente da boleta de ordens, além de ser possível testar estratégias de operações de robôs compatíveis com a plataforma;
  • Simulador ProfitChart — a versão simulador da Nelogica trata-se de um plugin compatível com as plataformas de negociação real ProfitChart Pro, ProfitChart RT e Chart Trading modalmais. Com o plugin instalado em uma dessas plataformas, é possível simular operações em tempo real e até mesmo de pregões passados, no modo replay.
  • Tryd — A plataforma possui duas versões: Trader e Pro. Ambas as versões oferecem baixa latência, recursos avançados e robustos e o melhor: simulador completo incluído em qualquer uma das versões.

Para ser um trader profissional, e começar a investir em opções com alto potencial de retorno, como por exemplo, em contratos futuros, é preciso ter resiliência, um plano de ação e bastante inteligência emocional.

Por isso, não confie somente no seu feeling: especialize-se para se tornar um trader profissional e de sucesso. Aproveite e abra a sua conta gratuita no modalmais, o banco digital do investidor.

 

Nova call to action